Redes Sociais

Mostra Kzulo 2019

Mostra kzulo de arquitetura, design de interiores e paisagismo de anápolis
  • Mostra Kzulo
  • Ano : 2019
  • Data : 20/Agosto

Coffee Bar – Mayse Mendonça

É sempre boa a sensação de receber amigos e familiares em casa e poder oferecer um ambiente aconchegante para colocar o papo em dia e ainda poder se deliciar com um bom vinho ou uma xícara quente de café.
Com esse pensamento, a arquiteta Mayse Mendonça assina o Coffee Bar na Mostra Kzulo 2019 e homenageia os árabes por meio de elementos e cores que remetem a estas duas bebidas apreciadas por esta cultura: o vinho e o café.
“Criei um espaço onde é possível desfrutar de um bate-papo tomando um café ou um vinho. O povo árabe foi o pioneiro na comercialização do café. A origem do nome café surgiu na cultura árabe, onde este produto foi denominado vinho das Arábias”, explicou a profissional.
O ambiente conta ainda com um painel do jovem arquiteto Job Bento, com aspectos da arte urbana e cores que remetam a tons de café e vinho, expressões artísticas típicas dos povos árabes, que serão homenageados na Mostra Kzulo 2019.

Home Office – Fabíola Naoum e Wilker Godoi

Para trabalhar com qualidade e de maneira eficaz, é preciso estar em um espaço que seja confortável tanto para o corpo quanto para mente. Todo esse cuidado pode ser encontrado no Home Office, da Mostra Kzulo 2019.
O ambiente, assinado pelos arquitetos Fabíola Naoum e Wilker Godoi, responsáveis pelo escritório A+ Arquitetura há 10 anos, tem toques clássicos e ao mesmo tempo contemporâneos e atuais, com elementos que remetam à cultura e aos imigrantes árabes.
Para os profissionais, o maior objetivo foi criar um espaço de trabalho, mas que seja ao mesmo tempo familiar, de forma que possa receber pequenas reuniões, com uma varanda anexa, aconchegante e contemplativa.
A maior expectativa da dupla é ainda permitir que o talento e criatividade dos arquitetos, designers e engenheiros envolvidos na Mostra sirvam de inspiração para os estudantes dessas áreas, para os empresários locais e para a população, disseminando a cultura e ressaltando a importância da arquitetura e da arte.

Living – Doriselma Mariotto

Todos os espaços de uma casa são um retrato fiel das pessoas que vivem nela. No caso das famílias árabes, não é difícil entrar em um imóvel e se deparar com luxo, cores, móveis em madeira, música e aromas agradáveis.
Com objetivo de homenagear essas famílias nos mínimos detalhes, a designer de interiores Doriselma Mariotto assumiu o projeto da escada e do living – uma sala de reuniões familiares, na Mostra Kzulo 2019.
A profissional, que acredita no mercado de arquitetura de Anápolis, afirma ter sonhado para os ambientes um estilo contemporâneo e clássico revitalizado, que tenha o charme e a sofisticação dos árabes. A maior expectativa foi mostrar a cultura e o estilo desse povo.

Lounge das Artes - Dannyella Picotto e Taynara Lima

O Lounge da Mostra Kzulo 2019 foi projetado pela arquiteta e acadêmica de Engenharia Civil Dannyella Picotto e pela arquiteta Taynara Lima. Este ambiente deve ser lembrado pela ousadia e foi inspirado no Quarto do Aviador, projetado por Dannyella e exposto na edição de 2018 em homenagem a tradicional Família Pina.
A dupla escolheu contar, através deste ambiente, a liberdade que as famílias árabes tiveram quando se mudaram para o Brasil, sendo que ainda trouxeram com elas muitas cores, comidas típicas e uma cultura forte.
Ao todo, o lounge tem três espaços. O primeiro remete aos próprios brasileiros, o segundo conta sobre a transição dos árabes, com expressões figurativas e o último representa a vida dessas famílias antes da imigração, com decorações locais.
A maior expectativa das profissionais é levar o público para uma viagem e também fazer com que sintam um pouco da mesma liberdade que os árabes tiveram quando deixaram o próprio país para explorar um lugar desconhecido.

Oásis - Rodrigo Borges e Juliana Siqueira

Um Oásis é considerado um dos poucos lugares em que o ser humano pode sobreviver em meio ao deserto, isso porque se trata de uma região única em que pode ser encontrada água e vegetação.
Na Mostra Kzulo, o ambiente Oásis, assinado pelo designer de interiores Rodrigo Borges em parceria com a arquiteta Juliana Siqueira, homenageia as famílias árabes através de elementos e peças contemporâneas que lembrem as decorações das tendas nos desertos. Conforme os profissionais, o espaço conta com uma cobertura que abriga bar, piscina e um Oásis de contemplação, sendo que os visitantes encontraram muitos detalhes e móveis característicos.
“O ambiente é uma área de convivência para agregar, encantar e unir a todos, com muita comida e bebida. É uma oportunidade de trazer a fartura e diversidade de cores e texturas. Um local de festas, sucesso e muitas riquezas”, afirmam.

Office dos Parceiros - Elizabeth Pires

O desenvolvimento das indústrias em Anápolis está totalmente ligado à chegada dos árabes à cidade. Parte importante dessa história é contada na Mostra Kzulo 2019 através do Office dos Parceiros, projetado pela designer de interiores Elizabeth Pires.
O ambiente, de caráter corporativo, tem um layout funcional e minimalista e estampa em diversos elementos a força e a beleza da cultura árabe. De acordo com a profissional, os visitantes também encontram no espaço som ambiente e aroma marcante, de forma que todos fazem uma imersão na história dos árabes e poderão sentir de perto a riqueza desse povo. Visitando o espaço é possível compreender um pouco a importância da Geolab, que esteve sempre presente no desenvolvimento de Anápolis, oferecendo conhecimento e estimulando a cultura.

Quarto do bebê – Tawana Frutuoso

Planejar o quarto do bebê é uma das maneiras mais emocionantes de se preparar para a chegada do mais novo membro da família. Logo que se descobre uma gravidez, começa o momento do despertar de sonhos. Para comemorar essa dádiva, um quarto geralmente é montado com todo o conforto e beleza para receber aquele pequeno presente, que vai passar ali os primeiros anos da vida. Espera-se que esse ambiente seja acolhedor e estimulante.
Esse é também o ambiente escolhido pela arquiteta Tawana Frutuoso e executado pelo engenheiro Victor Martins e que vai homenagear não só as crianças, mas também o momento mais emocionante para as famílias árabes nesta terceira edição da Mostra Kzulo.
Contando com cores suaves que remetam à delicadeza dos bebês, a profissional também projetou para o espaço elementos lúdicos, madeira e uma peça vazada com figuras geométricas expressivas que remetem a desenhos árabes. Nas paredes e no enxoval foi utilizada a estampa Terrazzo, que traz um ar contemporâneo e sofisticado ao ambiente.
A expectativa o quarto representa o sonho de uma nova vida e se torne um sucesso para o público que passar pela Kzulo.

Restaurante e Banheiro Público - Maria Luísa Gomes Adorno e Érika Gomes Adorno Montalvão

Contemporaneidade e conforto são as principais características para definir o Restaurante e o Banheiro público da Mostra Kzulo. Os ambientes são assinados pelas arquitetas Maria Luísa Gomes Adorno e Érika Gomes Adorno Montalvão.
Mãe e filha, as profissionais criaram projetos com acessibilidade universal. Acreditam ter nas mãos a oportunidade de propagar a boa arquitetura de interiores e colaborar para que os anapolinos tenham acesso aos diferentes tipos de fornecedores de materiais e tecnologias inovadoras.
O restaurante, que recebeu um cobogo como releitura do muxarabi, tem vista para piscina e propõe espaços nobres e acolhedores, assim como os árabes costumam ter. Por se tratar de uma área funcional, são servidos no local os principais pratos da cultura em um local com clima envolvente.
A expectativa da dupla é que a população se mobilize para conhecer a Mostra Kzulo e aprecie o trabalho de cada profissional, incentivando a cultura local e, claro, fazendo uma paradinha no restaurante para um bate-papo descontraído e tranquilo com os amigos, desfrutando de um lindo ambiente e excelente comida.

Quarto do Jovem Tecnológico - Isabella Gondim e Lucas Machado

Um jovem à frente de seu tempo. Filho do casal Fued e Mouna Zac Homsi, Roberto Homsi foi um legítimo representante da juventude árabe. Em busca de representar a modernidade que estava envolta na vida do rapaz, a terceira edição da Mostra Kzulo dedicou um ambiente exclusivamente a ele.
Chamado de Quarto do Jovem Tecnológico, o espaço possui tanto elementos da época em que ele viveu como tecnologias atuais, com sofisticação árabe e uma pegada vintage. Assinado pelos arquitetos Isabella Gondim e Lucas Machado, todo o ambiente conta com objetos que pertenceram ao próprio Roberto.
Por meio dos detalhes, é possível perceber o papel fundamental do jovem para o avanço da tecnologia na região, sendo proprietário da primeira loja de importados do município e o único a possuir uma impressora na época.
Com a expectativa de apresentar um espaço cheio de riqueza, poder e que, principalmente, honre o nome de Roberto, os profissionais acreditam que a Kzulo é uma ótima oportunidade para contar histórias como essa, que possuem grande relevância para a cultura da cidade.

Sala de Jantar, Sala de Degustação e Lavabo – Wânia Simão

A Sala de Jantar, Sala de Degustação e Lavabo da Mostra Kzulo 2019 foram projetados pela arquiteta Wânia Simão. Ela, que já atua na área há 14 anos, também é descendente de família árabe e quer levar uma experiência diferente para o público.
Segundo a profissional, os três ambientes são totalmente sensoriais e tem um visual mais limpo e contemporâneo, ao mesmo tempo que tem peças e materiais em madeira, mármore, com texturas de pedras naturais e até mesmo em couro.
“A Mostra Kzulo leva vida à história de edificações antigas que possuem grande significado na cidade e que o tempo deixou adormecido. Já o meu projeto traz tecnologia, experiência e sofisticação, que estão distribuídos nos três espaços integrados da Mostra”, afirmou. A maior expectativa, além de prestar homenagem para a cultura árabe, é surpreender e levar conforto para os visitantes da mostra, de forma que possam sentir todos os mobiliários, observar as tecnologias aplicadas e queiram levar tudo para casa.

Cozinha OLLI – Gustavo Oliveira (Studio Olli)

A cozinha é o lugar da casa onde, geralmente, os sonhos mais doces se realizam em família. Na Mostra Kzulo 2019, é também um agradável e luxuoso ambiente criado pelo engenheiro civil Gustavo Oliveira, do Studio Olli.
O grande destaque do espaço é uma parreira, que não só foi a base do projeto, como também tem as folhagens marcantes e usadas constantemente na culinária árabe. Os visitantes, no entanto, também encontram peças sofisticadas, de cores fortes e minimalistas.
De acordo com o profissional, que já participou de todas as outras edições da Kzulo, apesar das dificuldades em projetar algo tão distante da cultura brasileira, a cozinha árabe surpreende a todos os visitantes.
“Com utilização de diferentes texturas naturais, como madeira, pedra, mármore e plantas, o ambiente leva a pessoa a se sentir em um mundo onde não queira mais sair. Instintivamente em cada canto do ambiente será observado espaços específicos com impacto e ousadia, trabalhando todos os cinco sentidos”, afirmou Gustavo.

Varanda - Suze Pontes e Santhiago Faria

A varanda é um lugar de descanso e interatividade para toda a família depois de um longo dia trabalho. É também o ambiente escolhido pela arquiteta Suze Pontes e o engenheiro civil Santhiago Faria para homenagear os árabes na Mostra Kzulo.
Juntos, os dois decidiram investir nas principais características dessa cultura, trazendo para o projeto um painel vazado com arabescos, iluminação em led e uma cascata d’água, revestimentos 3D com formatos geométricos e orgânicos que remetem à natureza e tons de dourado que lembrem ouro, luxo e grandiosidade, nesta composição sempre buscando unir a história a contemporaneidade.
Conforme os profissionais, foi um desafio alcançar o resultado ideal para o projeto, uma vez que os árabes possuem características de decoração muito específicas. Por isso, houve a necessidade de dosar bem todos esses detalhes para garantir o equilíbrio no interior do espaço.
Mesmo com a preocupação em fazer com que a execução da obra fique o mais próximo possível do projeto e da cultura homenageada, a maior expectativa foi construir o ambiente mais bonito e chamativo da Kzulo.

Bilheteria – Arquiteto: Guilherme BF/ Execução: José Martins e Juliana Miranda (Geomaq)

É como diz o ditado: A primeira impressão é sempre a que fica. E é nessa perspectiva que o arquiteto Guilherme BF, em parceria com a construtora Geomaq, representada por José Martins e Juliana Miranda, assumiram a Bilheteria da Mostra Kzulo.
A missão de produzir o ambiente comercial da bilheteria não privou o arquiteto de trazer referências da arquitetura residencial árabe somadas ao requinte da arquitetura contemporânea. A tradicional fonte árabe, bastante utilizada nos pátios de grandes residências, foi abstraída e colocada no teto do ambiente, servindo de espaço para o "jardim invertido" — peça que trará requinte e leveza ao público Kzulo.
Para os responsáveis da Geomaq, se trata de um projeto ambicioso com grandes desafios construtivos, mas que arrancam suspiros desde o primeiro olhar.

Suíte do Casal – Milena Niemeyer

Com 15 anos de experiência, a arquiteta Milena Niemeyer vai assinar os ambientes “Descanso e Salas de Banho e de Vestir Do Casal” nesta terceira edição da Mostra Kzulo, que tem neste ano o objetivo de homenagear as famílias árabes de Anápolis.
Conforme a profissional, essa homenagem poderá ser percebida pelos visitantes através do mix clássico e contemporâneo da Decor, elementos ricos que vão compor os espaços que fazem referência direta à cultura.
A maior expectativa, no entanto, é criar um ambiente que retrate bem toda a história e influência dos árabes em Anápolis, sendo ao mesmo tempo aconchegante e que represente o amor do casal Fued Homsi e Mouna Zac Zac, principais nomes da Mostra.
“A experiência se inicia pelo Closet, que é composto por uma marcenaria “all black” e ganha aconchego pelo rico detalhe do gesso, espelho e banquetas que sobrepõe à base de um quartzito suave. Ao adentrar o quarto é notável a força do casal, proposto para um ambiente de relaxar, namorar e conviver. Já a sala de banho convida a relaxamento e mantido a individualidade e privacidade de cada um”, explica Milena.

Hall Superior – Danielly Nascimento e Patrícia Deodata

É sempre boa a sensação de receber amigos e familiares em casa e poder oferecer um ambiente aconchegante para colocar o papo em dia e ainda poder se deliciar com um bom vinho ou uma xícara quente de café.
Com esse pensamento, a arquiteta Mayse Mendonça vai assinar o Estar Íntimo na Mostra Kzulo 2019 e homenagear os árabes por meio de elementos e cores que remetem a estas duas bebidas apreciadas por esta cultura: o vinho e o café.
“Criei um espaço onde é possível desfrutar de um bate-papo tomando um café ou um vinho. O povo árabe foi o pioneiro na comercialização do café. A origem do nome café surgiu na cultura árabe onde o café foi denominado vinho das Arábias”, explicou a profissional.
O ambiente contará ainda com um painel do jovem arquiteto Job Bento, com aspectos da arte urbana e cores que remetam a tons de café e vinho, expressões artísticas típicas dos povos árabes, que serão homenageados na Mostra Kzulo 2019.